Ronaldo Cerqueira








Blog Assessoria de Carreiras


Guia de Utilização para Profissionais do Mercado Financeiro

0 Comentários
396
20-11-2018


Olá amigos!

Como prometido, enfim hoje estamos compartilhando um guia desenvolvido aos colegas do segmento financeiro/bancário, mas que espero alcançar também profissionais de outras áreas.

O objetivo deste conteúdo não é apenas fazer que você tenha um perfil legal, mas despertar em você a compreensão de que o Linkedin é a principal plataforma de relacionamento e empregos do mundo.

Muitas empresas utilizam o Linkedin como principal fonte de captação de talentos devido custos e facilidade em encontrar as pessoas certas (para isso é preciso que o profissional esteja utilizando em sua melhor forma a ferramenta).

Somos mais de 30 milhões de usuários no Brasil e mais de 500 milhões no mundo.

Alguns pontos devem ser considerados primordiais para que tenha um perfil bacana:

O início

1 - Fotografia de apresentação. Há regras para uma boa foto? Não, mas aposte em uma simples, com um fundo simples ou ligado ao mundo corporativo, uma roupa alinhada ao "business" e o bom e sempre sorriso. A alegria transmite MUITAS COISAS. Aproveite e cuide também da foto de fundo, algo apenas visual, mas que dá peso bem legal.

ESTÉTICA CONTA SIM. Aposte em algo ligado ao seu momento/objetivo.

Dica: o site https://www.snappr.co/photo-analyzer/ concede análise gratuita de sua imagem, recomendo.

2 - Título (isso mesmo, aquilo embaixo do nome). Coloque algo que seja funcional e objetivo. Insira ali o que você é, como você apresentaria o "seu produto" ao mercado. Quando eu era profissional do segmento financeiro, bancário raiz, o meu título era " Gerente de Investimentos | Consultor Financeiro | Gestão de Plataforma Bancária". Na época inseria exatamente o que fazia. Aqui cabe você colocar suas certificações de repente, nada mais. Se quiser informar ao mercado que está na busca (algo que não faz muita diferença pois não entendo como sendo ponto de desequilíbrio na decisão do recrutador), insira uma nova experiência profissional, inserindo na função "Disponível" e no campo referente ao empregador "Buscando Oportunidades".

Fuja de ciladas como a da bolinha azul (já falei outras vezes), fuja de ícones, NÃO INSIRA no título também o termo "Buscando Recolocação". Coloque seu cargo atual, coloque o que busca fazer, mas NÃO CAIA nestas ciladas pois a busca pela ferramenta de recrutamento do próprio Linkedin não enxergará o seu perfil, por mais que tenha qualidades para a vaga em questão. O título é o resumo de quem é você, então capriche nisso.

Estas sugestões foram baseadas em conversas e inúmeras pesquisas através da ferramenta de recrutador, em visitas em instituições que usam a funcionalidade.

Configurações Básicas

Ah, antes de mais nada, o ícono do Linkedin em dourado é pela assinatura ser Premium, nada mais. E tocando no assunto, vale a pena ser Premium?

A assinatura premium é excelente, mas não faz milagre! O que deve compreender é: ela é uma forma de potencializar o que já é bom (então a base é ter um perfil completo, aí sim a ferramenta colocará você no topo das buscas pelos recrutadores).

Voltando ao assunto configurações, vamos falar da base que deve ter em seu perfil. Sabe esse "Lapizinho" destacado na imagem? Ali tem muitas coisas legais para potencializar seu perfil.

1 - Região/Localidade >>> Ali deve inserir sua região com detalhes pois esta informação é importante para que o seu perfil seja localizado nas buscas e o próprio Linkedin traga as vagas na região para seu conhecimento (falaremos isso posteriormente).

2 - Resumo >>> O resumo pode ser compreendido como um "mini CV". Ali deve abreviar o que sabe fazer, o que busca fazer e algumas informações profissionais, acadêmicas e gerais de forma que impulsione o recrutador a visitar o seu CV e possivelmente, contata-lo.

Dica: responda as questões básicas para alguém compreender quem é você entre 6 e 15 linhas. "Eu sou o fulano, graduado nisso, carreira desenvolvida naquilo, destaco tal vivência e as seguintes conquistas. Busco isso, ou tenho apreço por tal coisa, meus contatos são estes e estou à disposição para trocarmos experiências...". VENDA-SE de forma objetiva, respeite a sua história (um jovem certamente terá menos volume de informações do que alguém já em carreira com pleno desenvolvimento). CONTE A SUA HISTÓRIA.

3 - Setor >>> Como só há uma opção, foque em bancos (foco em private, varejo e outros segmentos) ou serviços financeiros (fintechs, corretoras e outras mais empresas "não-bancárias").

4 - Mídia >>> Insira ali o CV (caso busque recolocações). Não tem necessidade de inserir ali comprovantes da ANBIMA pois as instituições consultam abertamente. Diplomas? Também não vejo como necessário, apenas para uma etapa complementar de admissão deve compartilhar com a empresa. O mínimo para uma boa relação é a confiança, então vale o que você coloca ali em suas qualificações e conquistas acadêmicas. Vale colocar também alguma premiação que tenha conquistado, mas sem excessos. Nada daquele prêmio mensal, mas de repente uma conquista de grande peso, premiações entregue em eventos e que tenham grande peso, MESMO.

Configurações Básicas 2

Vale lembrar que TODAS as configurações devem ser feitas por um notebook ou PC. Pelo celular não conseguirá fazer quase nada.

Basicamente são estes pontos-chave que formam a estrutura do perfil na página inicial:

1 - Experiência >>> Insira todas as experiências profissionais, com atenção aos cargos, datas e insira um breve resumo do que fez em cada uma delas: busque ao inserir a empresa, localizar a real instituição, atentando-se a grafia. Muitos profissionais pecam nisso. Basta inserir que o Linkedin já carrega as opções a você.

2 - Formação acadêmica >>> Apenas cite instituição, curso, datas de início e conclusão e no máximo o tema do TCC e possíveis pesquisas e projetos realizados, bem objetivo.

3 - Experiência de voluntariado >>> Cite a instituição, data e um breve resumo das suas atividades. Muito legal para mostrar quem é como pessoa, além da esfera profissional.

4 - Competências e recomendações >>> São as habilidades ou "skills" que tem em seu perfil e como são reconhecidas pelas pessoas. Entraremos em detalhe mais ao final do material pois as configurações tem um campo específico.

5 - Recomendações >>> Aqueles maravilhosos testemunhos que são geralmente recheados de carinho e reconhecimento. Pode solicitar que pessoas recomendem você ou pode recomendar colegas. Atenção que a credibilidade existe a partir do momento em que haja real ligação entre quem recomenda e quem é recomendado.

6 - Conquistas >>> Vamos falar depois afinal as configurações deste campo não são realizadas na página principal, apenas são refletidas.

PERFIL CAMPEÃO? O QUE É ISSO? Esta classificação confere a você, a certeza que seu perfil está com as informações básicas inseridas. Isso reflete muito na busca feita pelos recrutadores. É o primeiro passo para as demais conquistas.

Configurações Intermediárias

Vamos agora para as configurações intermediárias, pensando em um perfil rico e de destaque.

Nestes campos, você poderá configurar a sua página em pontos que muitos colegas sequem sabem que existem:

Introdução: na verdade consta o campo mas ele é referente a tudo aqui já abordado. O Linkedin dá a você um feedback se o que fez até aqui está legal.

Histórico profissional: aqui apenas é refletido o que fez inicialmente na página principal, conforme orientação anterior.

Competências: aqui neste campo você poderá colocar até 50 habilidades e competências que considera ter/possuir. Estas são as recomendações que os colegas podem avalizar através das recomendações na página principal do perfil. MUITO importante que faça isso com calma pois daqui sairá provavelmente o destaque de deu perfil se comparado a outros.

Conquistas: neste campo você poderá incluir as certificações (ANBIMA, ANCORD, PLANEJAR e outras), certificados em geral, cursos, projetos e outras informações referentes as suas realizações. MUITO importante a atenção neste campo.

Idiomas com suporte: poderá abrir seu perfil em outro idioma. SE DOMINA OUTROS IDIOMAS, NÃO DEIXE DE OLHAR ESTA OPÇÃO.

E como as pessoas podem me contatar?

Neste campo você pode configurar as informações de contato.

URL do perfil (como é seu endereço): o meu por exemplo é: linkedin.com/in/ronaldocerqueirabancario >>> URL do perfil *** Dica: PERSONALIZE!

Site pessoal: caso tenha.

Endereço: recomendamos não colocar.

Telefone: apenas o pessoal/celular (mas não é obrigatório).

E-mail: cuidado para não inserir grafia errada.

Data de nascimento: bacana pois as pessoas podem parabenizar você e estreitar relações.

O Linkedin é uma ferramenta maravilhosa, mas como todas as outras redes sociais, pede prudência e cuidados com a exposição.

Dicas rápidas:

1 - Compreenda o Linkedin como uma ferramenta de relacionamentos, o emprego é consequência.

2 - Doe/compartilhe o que sabe: crie conteúdos através de posts ou artigos para dividir com as pessoas aquele assunto bacana que é de seu domínio. Isso além de ajudar pessoas, coloca o seu perfil em relevância e ajuda na construção de uma imagem digital. Quando for compartilhar algo, evite citar processos seletivos em que está no jogo (vai saber se a vaga não é em substituição a um colega que está atuando, pode causar um baita desconforto), evite também tecer críticas sobre empresas e recrutadores. Muitas coisas ditas na emoção podem atrapalhar seus planos.

3 - Evite atritos, agressividade e polêmicas. Troca de opiniões, discussões saudáveis, compartilhamento de ideias, tem TANTA COISA BOA, então evite o que não contribui para o seu objetivo.

4 - Relacione-se sem preconceitos, ajude quem puder, quanto mais interações saudáveis, mais retorno terá. Aceite pessoas de diferentes hierarquias e segmentos, abra sua mente!

ATENÇÃO!

Ah, antes que eu me esqueça! Neste bloco superior, obviamente temos as notificações:

Minha rede: ali você pode aceitar ou negar convites e também solicitar conexão as pessoas (Linkedin é para expandir contatos, não aceite apenas conhecidos, permita-se interagir e conhecer o novo".

Vagas: tudo que for ligado a procura por vagas, mais abaixo falaremos sobre.

Notificações: ali terá aviso sobre novas publicações das pessoas que segue, também será avisado sobre comentários em seus posts e artigos, além de alertas gerais em relação ao seu perfil.

Eu: poderá gerenciar informações sobre privacidade e mais pontos, abordaremos mais abaixo.

Soluções: onde conhece as soluções que o Linkedin tem para a sua conta, inclusive outras modalidades de assinatura. A mais comum é a assinatura premium, como abordamos acima, ela é boa no sentido de destacar o seu perfil na busca feita pelos recrutadores, permitir utilização de "inmails" que é um meio de comunicação com pessoas que ainda não são de sua rede e outras funcionalidades menos importantes.

Learning: tem acesso aos cursos e plataforma de conteúdos disponibilizados pelo Linkedin. MUITO legal.

Dica rápida: baixe no celular o app do Linkedin para ficar sempre ligado ao que está rolando e também baixe o "Linkedin Job Search", totalmente voltado a vagas e oportunidades.

PONTO DE ATENÇÃO: LINKEDIN NÃO É FERRAMENTA APENAS PARA AQUELE MOMENTO DE DESESPERO. CONSEGUINDO EMPREGO, ESTANDO NA BUSCA, SEJA QUAL FOR O SEU MOMENTO, NÃO DEIXE A FERRAMENTA DE LADO, SEJA USUÁRIO, NÃO PASSAGEIRO. #NetworkPraSempre

Configurações para otimização de busca por vagas

Nesta "malinha" pode estar a configuração que levará você ao seu próximo emprego.



Antes mesmo de iniciar orientações, destaco que alguns perfis podem ter outras opções de tela e até mesmo de campos. A ferramenta tem passado por constantes transformações e isso é comum.

Aqui, você que está trabalhando poderá informar ao mercado que está aberto a oportunidades. Colaboradores da sua empresa atual não terão acesso.

Nota para recrutadores: um breve resumo de informações complementares que deseja passar a quem teve interesse pelo seu perfil.

Estágio da busca: informe o seu nível de busca com sinceridade. Está na busca intensamente ou aberto a novas oportunidades sem urgência?

Quando gostaria de começar na nova oportunidade: sugiro que deixe como imediata disponibilidade pois o maior número de posições é com esta necessidade, de ter o profissional disponível de imediato ou curto prazo.

Os cargos de interesse são muito importantes também pois as vagas nem sempre quando publicadas obedecem a um padrão de grafia. Dica: um profissional que busca posições comerciais em bancos, pode incluir "consultor de negócios", "gerente de contas", "executivo de contas", "gerente comercial", "gerente de relacionamentos" e outras opções olhando um mesmo perfil de vaga. Busque ter ao menos 30 opções de cargos para esta configuração. Quando começa a inserir uma palavra-chave o Linkedin passa a carregar as que tem ligação com ela.

As localidades em que deseja atuar não tem ligação com a sua localidade de moradia anteriormente preenchida. Aqui coloque todas as opções que considera viável para possível mudança.

Tipos de vagas: cresce a cada dia mais, opções de atuação remota. Não descarte também as opções por contrato (PJ) além das tradicionais no regime CLT.

Nos setores, não fique no óbvio. Como muitas empresas do segmento financeiro são na verdade ligadas a tecnologia, temos que olhar de forma aberta. Sugestões iniciais: Bancos, Bancos de Investimento, Mercado de Capitais, Serviços Financeiros, Gestão de Investimentos, Seguros, Tecnologia, Serviços da Informação, Internet e Telecomunicações.

Em relação ao tamanho da empresa, quando clica em uma página corporativa tem a informação do volume de funcionários aqui no Linkedin, então recomendamos que insira de forma aberta, considerando de 1 a + de 10000.

Truquezinho do bem

Na aba "vagas", sim, na malinha, há uma opção bem legal. Com o perfil preenchido, você terá as vagas que a ferramenta entende como sendo de seu interesse, sendo direcionadas.

Nestas vagas, ao clicar você pode ter três informações muito legais:

1 - Dados do anunciante: muitas oportunidades trazem os anunciantes, geralmente de RH ou gestores da vaga. Oportunidade para buscar aproximação e esclarecer como pode ser mais aderente ao que busca a organização.

2 - Indicação: você pode pedir que alguém da empresa fortaleça a sua candidatura. Importante, não peça isso a todos, apenas a amigos que realmente tiveram ou tem proximidade profissional e que conhecem o seu perfil.

3 - Se for assinante Premium, terá acesso ao perfil dos concorrentes e as habilidades mais presentes nestes. Importante termômetro para moldar suas correções de rota.

Dica rápida: não precisa ser O ATIVÃO, mas não seja apenas ESPECTADOR. Curtir, comentar publicações, compartilhar vagas e conteúdos pode dar relevância ao seu perfil. INTERAGIR É TUDO DE BOM.

Configurações avançadas

Nada de estratégias, agora o papo para finalizar será sobre outras configurações.

Quando clica em "Eu" abrirá todas as configurações disponíveis para a sua conta.

Configurações e privacidade:

Em "Conta" poderá escolher o idioma em que utilizará a ferramenta, preferências do feed (o que vê em sua timeline), alterar e-mails e telefones, poderá também alterar modalidade de contas (para a Premium, por exemplo).

Em Privacidade poderá escolher quem vê sua foto, como verão o seu perfil e MUITAS outras coisas pessoais. Dica, tem que tirar uma horinha e fuçar pois tem coisas totalmente pessoais.

Bom, se o interesse deste artigo é estimular o uso e não apenas dar orientações, vamos cair de cabeça e conhecer as funcionalidades?

#FuceSempre #AprendemosMexendo

Bom pessoal, o que pensei em compartilhar encerra-se aqui. Agora é com você, diariamente, fuçando, utilizando, mexendo e interagindo.

PRIMEIRO DESAFIO: FAÇA UMA LISTA DE 100 A 150 INSTITUIÇÕES E PASSE A SEGUIR SUAS PÁGINAS CORPORATIVAS, ALÉM DE ADICIONAR COLEGAS QUE ATUAM NESTAS.

ISSO FARÁ QUE TENHA ACESSO AS PUBLICAÇÕES DE VAGAS POTENCIAIS DENTRO DESTE PERFIL QUE BUSCA.

É TRABALHOSO, MAS RECOMPENSADOR.

Espero que tenha sido útil e voltamos a nos falar em breve.

Um forte abraço.

Ronaldo Cerqueira

Para um assessoria personalizada, acesse www.ronaldocerqueira.com e conheça mais sobre a minha atuação. Caso prefira, contate-nos através do contato@ronaldocerqueira.com
0.0
Última modificação: terça 20 novembro 2018 14:35
Linkedin para Bancários

Ainda sem comentários ...

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.